Democracia
em pauta, Pluralidade
em prática
Série de debates, abertos e gratuitos, para pautar e discutir aspectos fundamentais à construção democrática hoje no Brasil.
Neste momento que vivemos em nosso país, de altíssima polarização e violência na arena pública, de descrença com a democracia, de ataques às instituições políticas e de desinformação e proliferação de fake news torna-se fundamental disseminar conhecimentos que nos ajudem a compreender o atual contexto e disseminar práticas que permitam aprofundar e aprimorar o sistema democrático.
Em breve divulgaremos nosso próximo encontro.
Acompanhe nossas redes para ficar por dentro!
O que já rolou
Confira os Diálogos que já aconteceram
Democracia: O que fazer agora?
Sociedade civil
2020 | 1ª EDIÇÃO | 14 de maio
Com a pandemia de Covid-19, que se abateu sobre todo o mundo, adaptamos os Diálogos Democráticos à realidade de isolamento social - realizando-o por meio de transmissão online. Esta primeira edição, realizada no dia 14 de maio, faz parte da serie "Democracia: o fazer agora?" e reuniu seis representantes de organizações sociais, para analisar o contexto da democracia e pensar saídas para esta crise a partir da sociedade civil. Para isso, convidamos Douglas Belchior (Coalizão Negra por Direitos), Ilona Szabó (Instituto Igarapé), Marcos Nobre (Cebrap), Maria Sylvia (Instituto Geledés) e Nicole Verillo (Transparência Internacional).
Assista o Diálogo, clicando aqui.
Democracia: O que fazer agora?
Parlamentares
2020 | 2ª EDIÇÃO | 22 de maio
A segunda edição do ano aconteceu no dia 22 de maio e foi focado em parlamentares de diversos partidos políticos, que dialogaram sobre os riscos à democracia e possíveis caminhos para defender e revigorar a democracia brasileira. O painel foi composto pelos deputados federais Lídice da Mata (PSB/BA), Marcelo Calero (CIDADANIA/RJ), Orlando Silva (PCdoB/SP) e Tabata Amaral (PDT/SP) e o deputado estadual Fábio Ostermann (NOVO/RS).
Assista o Diálogo, clicando aqui.
Democracia: O que fazer agora?
Imprensa
2020 | 3ª EDIÇÃO | maio
A terceira edição do Diálogos Democráticos online aconteceu no dia 28 de maio com diferentes atores da imprensa para refletir sobre a qualidade da democracia brasileira e seus desafios.
Participaram Cecilia Olliveira (The Intercept Brasil), Reinaldo Azevedo (Bandnews FM e Folha de São Paulo) e Carol Pires (The New York Times e Época).
Como fortalecer as democracias em tempos de crises?
2019 | 1ª EDIÇÃO | abril
A primeira edição do Diálogos Democráticos aconteceu no dia 15 de abril, na Praça das Artes, em São Paulo (SP). Com o tema “Como fortalecer as democracias em tempos de crises?”, o evento foi criado para discutir o momento democrático brasileiro, apontando caminhos, princípios e práticas para que as democracias se fortaleçam e voltem a florescer, no Brasil e no mundo. Participaram os convidados José Álvaro Moisés (USP), Manoela Miklos (Blog Agora é que são elas), Natália Neris (InternetLab / Cebrap), Oscar Vilhena (FGV), Patrícia Bezerra (vereadora do PSDB) e Thiago Amparo (FGV e colunista da Folha de S.Paulo).
Clique aqui para saber detalhes.
Qual o papel dos partidos na democracia hoje?
2019 | 2ª EDIÇÃO | junho
No último dia 17 de junho, o Pacto Pela Democracia realizou a segunda edição dos Diálogos Democráticos, uma série de encontros que tem buscado pautar temas fundamentais para pensar a democracia e a política no Brasil, com o tema “Qual o papel dos partidos na democracia hoje?”, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP). Estiveram presentes os professores André Singer (USP), Rachel Meneguello (Unicamp) e do consultor Vítor Oliveira (Pulso Público), além do ex-deputado federal Floriano Pesaro (PSDB), a co-deputada estadual Mônica Seixas (Bancada Ativista/PSOL), o deputado federal Paulo Teixeira (PT) e a deputada federal Renata Abreu (Podemos).
Saiba mais clicando aqui.
Princípios norteadores
Diálogo e Tolerância
A construção de espaços de confiança, de escuta qualificada, de compartilhamento genuíno e aberto de ideias e projetos é fundamental para o fortalecimento de um ambiente democrático.
Pluralidade
Entendemos que a diversidade de visões de mundo enriquecem o debate público, promovem a inovação e estimulam a convivência. Fazer um esforço ativo para aproximar os diferentes é um princípio dos Diálogos Democráticos.
Suprapartidária
Os Diálogos Democráticos não pertencem, nem devem ser usados, como plataforma de divulgação de um partido político específico. Encorajamos, contudo, a presença de representantes dos vários partidos políticos, honrando o princípio da pluralidade.
Tem alguma dúvida?
Entre em contato com a gente
Quem promove
O Pacto pela Democracia é uma plataforma de ação conjunta, composta por mais de 100 organizações da sociedade civil, lideranças políticas com e sem mandato, ativistas, pesquisadores e pensadores. A rede do Pacto é marcada pela pluralidade de visões de mundo, posições no espectro ideológico e projetos políticos. Apesar das diferenças, esta rede compartilha o desejo de defender e aprimorar a democracia brasileira, fortalecendo a moldura democrática dentro da qual as divergências e convergências possam se expressar e produzir soluções para as diferentes crises dos nossos tempos.
Para saber mais assine a nossa Newsletter.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.