•  

    Série de debates, abertos e gratuitos, para pautar e discutir aspectos fundamentais à construção democrática hoje no Brasil.

    Neste momento que vivemos em nosso país, de altíssima polarização e violência na arena pública, de descrença com a democracia, de ataques às instituições políticas e de desinformação e proliferação de fake news torna-se fundamental disseminar conhecimentos que nos ajudem a compreender o atual contexto e disseminar práticas que permitam aprofundar e aprimorar o sistema democrático.

     

    Em breve divulgaremos nosso próximo encontro.

    Acompanhe nossas redes para ficar por dentro!

  • O que já rolou

    Confira os Diálogos que já aconteceram

    Democracia: O que fazer agora?
    Sociedade civil

    2020 | 1ª EDIÇÃO | 14 de maio

    Com a pandemia de Covid-19, que se abateu sobre todo o mundo, adaptamos os Diálogos Democráticos à realidade de isolamento social - realizando-o por meio de transmissão online. Esta primeira edição, realizada no dia 14 de maio, faz parte da serie "Democracia: o fazer agora?" e reuniu seis representantes de organizações sociais, para analisar o contexto da democracia e pensar saídas para esta crise a partir da sociedade civil. Para isso, convidamos Douglas Belchior (Coalizão Negra por Direitos), Ilona Szabó (Instituto Igarapé), Marcos Nobre (Cebrap), Maria Sylvia (Instituto Geledés) e Nicole Verillo (Transparência Internacional).

    Assista o Diálogo, clicando aqui.

    Democracia: O que fazer agora?
    Parlamentares

    2020 | 2ª EDIÇÃO | 22 de maio

    A segunda edição do ano aconteceu no dia 22 de maio e foi focado em parlamentares de diversos partidos políticos, que dialogaram sobre os riscos à democracia e possíveis caminhos para defender e revigorar a democracia brasileira. O painel foi composto pelos deputados federais Lídice da Mata (PSB/BA), Marcelo Calero (CIDADANIA/RJ), Orlando Silva (PCdoB/SP) e Tabata Amaral (PDT/SP) e o deputado estadual Fábio Ostermann (NOVO/RS).

    Assista o Diálogo, clicando aqui.

    Democracia: O que fazer agora?

    Imprensa

    2020 | 3ª EDIÇÃO | maio

    A terceira edição do Diálogos Democráticos online aconteceu no dia 28 de maio com diferentes atores da imprensa para refletir sobre a qualidade da democracia brasileira e seus desafios.

    Participaram Cecilia Olliveira (The Intercept Brasil), Reinaldo Azevedo (Bandnews FM e Folha de São Paulo) e Carol Pires (The New York Times e Época).

    Assista ao encontro clicando aqui.

    Como fortalecer as democracias em tempos de crises?

    2019 | 1ª EDIÇÃO | abril

    A primeira edição do Diálogos Democráticos aconteceu no dia 15 de abril, na Praça das Artes, em São Paulo (SP). Com o tema “Como fortalecer as democracias em tempos de crises?”, o evento foi criado para discutir o momento democrático brasileiro, apontando caminhos, princípios e práticas para que as democracias se fortaleçam e voltem a florescer, no Brasil e no mundo. Participaram os convidados José Álvaro Moisés (USP), Manoela Miklos (Blog Agora é que são elas), Natália Neris (InternetLab / Cebrap), Oscar Vilhena (FGV), Patrícia Bezerra (vereadora do PSDB) e Thiago Amparo (FGV e colunista da Folha de S.Paulo). 

    Clique aqui para saber detalhes.

    Qual o papel dos partidos na democracia hoje?

    2019 | 2ª EDIÇÃO | junho

    No último dia 17 de junho, o Pacto Pela Democracia realizou a segunda edição dos Diálogos Democráticos, uma série de encontros que tem buscado pautar temas fundamentais para pensar a democracia e a política no Brasil, com o tema “Qual o papel dos partidos na democracia hoje?”, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP). Estiveram presentes os professores André Singer (USP), Rachel Meneguello (Unicamp) e do consultor Vítor Oliveira (Pulso Público), além do ex-deputado federal Floriano Pesaro (PSDB), a co-deputada estadual Mônica Seixas (Bancada Ativista/PSOL), o deputado federal Paulo Teixeira (PT) e a deputada federal Renata Abreu (Podemos).

    Saiba mais clicando aqui.

  • Princípios norteadores

     

    Diálogo e Tolerância

    A construção de espaços de confiança, de escuta qualificada, de compartilhamento genuíno e aberto de ideias e projetos é fundamental para o fortalecimento de um ambiente democrático.

     

    Pluralidade

    Entendemos que a diversidade de visões de mundo enriquecem o debate público, promovem a inovação e estimulam a convivência. Fazer um esforço ativo para aproximar os diferentes é um princípio dos Diálogos Democráticos.

     

    Suprapartidária

    Os Diálogos Democráticos não pertencem, nem devem ser usados, como plataforma de divulgação de um partido político específico. Encorajamos, contudo, a presença de representantes dos vários partidos políticos, honrando o princípio da pluralidade.

  • Tem alguma dúvida?

    Entre em contato com a gente

  • Compartilhe

    Ajude a divulgar nosso próximo evento.

  • Quem promove

    O Pacto pela Democracia é uma plataforma de ação conjunta, composta por mais de 100 organizações da sociedade civil, lideranças políticas com e sem mandato, ativistas, pesquisadores e pensadores. A rede do Pacto é marcada pela pluralidade de visões de mundo, posições no espectro ideológico e projetos políticos. Apesar das diferenças, esta rede compartilha o desejo de defender e aprimorar a democracia brasileira, fortalecendo a moldura democrática dentro da qual as divergências e convergências possam se expressar e produzir soluções para as diferentes crises dos nossos tempos.

     

    Para saber mais assine a nossa Newsletter.